28 janeiro 2010

96 anos da criação de Ricardo Reis (1914)

O Dr. Ricardo Reis nasceu dentro da minha alma no dia 28* de Janeiro de 1914, pelas 11 horas da noite. Eu estivera ouvindo no dia anterior uma discussão extensa sobre os excessos, especialmente de realização, da arte moderna. Segundo o meu processo de sentir as coisas sem as sentir, fui-me deixando ir na onda dessa reacção momentânea. Quando reparei em que estava pensando, vi que tinha erguido uma teoria neoclássica, e que a ia desenvolvendo. Achei-a bela e calculei interessante se a desenvolvesse segundo princípios que não adopto nem aceito. [...]

(Fernando Pessoa, “Ricardo Reis — Vida e Obra” in Ricardo Reis, Prosa, 94, p. 278)


* Pessoa hesita entre os dias 28 e 29.


foto
Ricardo Reis (Faculdade de Letras
da Universidade de Lisboa; pormenor)
Painel gravado de José de Almada Negreiros (1961)